sexta-feira, 25 de setembro de 2009

pacto germanico sovietico

Pacto Germano-Soviético, ou simplesmente Tratado de não-agressão Germano-Soviético, foi um tratado de não-agressão firmado às vésperas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), entre a Alemanha Nazista e a União Soviética.

Assinado em Moscou (23 de agosto de 1939), pelo Ministro do Exterior Soviético Vyacheslav Molotov e o Ministro do Exterior da Alemanha Nazista Joachim von Ribbentrop, em linhas gerais estabelecia que ambas as nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Nenhuma nação favoreceria os inimigos da outra, nem tampouco invadiriam seus respectivos territórios, além do que, a União Soviética não reagiria a uma agressão alemã à Polônia, e que, em contrapartida, a Alemanha apoiaria uma invasão soviética à Finlândia, entre outras concessões. De facto à invasão nazista na Polônia seguiu-se à invasão soviética também na Polônia e na Finlândia ainda em 1939.

Em 2 Protocolos secretos, os dois governos, o nazista e comunista, efectuaram a partilha dos territórios da Europa de Leste, decidindo que a Polónia deveria deixar de existir, passando o seu território para a Alemanha e para a URSS, que a Lituânia ficaria sob alçada Alemã (meses mais tarde a Alemanha trocou a Lituânia por outra zonas de influencia, ficando a Lituânia sob alçada soviética), que a Estónia e Letónia passariam para a URSS bem como grande parte da Finlândia e vastas zonas da Roménia e Bulgária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário